Ratos

Rato

Possuem hábitos noturnos, saindo à luz do dia somente quando sua população aumenta muito e há insuficiência de alimento. Na falta de alimento, possuem mecanismos que limitam a população como: baixa da fertilidade e fecundidade das fêmeas, supressão de cios, canibalismo, dentre outros. O canibalismo é prática comum numa colônia de ratos, ocorrendo com o intuito de eliminar ratos doentes ou machucados ou mesmo filhotes de outras colônias.

Assim, os ratos não admitem que outro penetre seu território, combatendo-o de forma feroz. Seus órgãos sensoriais são bastante desenvolvidos, porém enxergam mal, não percebendo cores, apenas variações entre claro e escuro. São onívoros com preferência por alimentos gordurosos, comendo por volta de 20 a 30 gramas por dia e bebem de 15 à 30 ml de água por dia. São ótimos nadadores, podendo permanecer bom tempo submersos, além de muito ágeis. Geralmente habitam terrenos sujos e abandonados, redes de esgoto, margens de córregos, depósitos de lixo e afins, podendo viver em tocas e buracos no solo.

A dose errada de veneno ou um veneno não adequado à espécie de rato não os mata apenas os torna mais resistentes a venenos.

Ciclo de vida: O ciclo de vida pode variar conforme espécie. De uma forma geral atingem a maturidade sexual aos 3 meses. O ciclo de vida dura em média de 9 a 12 meses e o período de gestação até 22 dias. O número de ninhadas por ano varia de 6 a 8 e o número de crias varia de 5 a 12.